22.7.15

THE PROCESS OF A ILLUSTRATION


Hey! Como sabem, eu estou actualmente a estudar Design e Animação Multimédia. Apesar do meu curso estar sobretudo ligado à vertente da animação, também temos aprendizagem a nível do desenho como é óbvio! Eu adoro ilustração e como já devem ter reparado, todas as minhas fotos de perfil foram feitas por mim. Ora no primeiro semestre, em Edição Electrónica, foi-nos proposto ilustrar um poema alternativo sobre a Capuchinho Vermelho, do livro Histórias em Verso para Meninos Perversos de Roald Dahl, utilizando o Adobe Illustrator. Neste poema alternativo, a Capuchinho mata o lobo com uma pistola e faz um casaco com a sua pele (clica AQUI para ler o poema). Hoje mostro-vos o processo da minha ilustração, desde os esboços/estudos até à ilustração final!

Hey! As you know, I'm currently studying Design and Multimedia Animation. Despite it's mainly focused on aspects of animation, we also have drawing lessons of course! I love illustration and as you may have noticed, all my profile pictures were made by me. And in the first semester, at Electronic Edition class, we were proposed to illustrate an alternative poem about Little Red Riding Hood, from the Roald Dahl book's Revolting Rhymes, using Adobe Illustrator. In this alternate poem, the Little Red Riding Hood kills the wolf with a pistol and makes a coat with his skin (click HERE to read the poem). Today I show you the process of my illustration, from sketches/studies to the final illustration!



A primeira fase são os esboços. Depois de ler o poema, decidi que ia ilustrar o último momento da história, quando a Capuchinho passeia no bosque com o casaco de lobo. Também é importante fazer alguma pesquisa, quer seja sobre os elementos da ilustração ou sobre alguns ilustradores que sirvam de inspiração.

The first step are the sketches. After reading the poem, I decided I was going to illustrate the last moment of the history, when the Little Red Riding Hood walks in the woods with the wolf coat. It's also important to do some research, whether on the elements of illustration or on some illustrators who can serve as inspiration.


Depois é altura de passar o esboço final para o meio digital, onde faço novamente um esboço rápido para enquadrar a ilustração e ter uma ideia geral daquilo que vou fazer. Antes de entrar em pormenores, começo pelas cores e formas base.

Then it's time to transfer the final draft to the computer, where I make another quick sketch to compose the illustration and get a general idea of what I'll do. Before getting into detail I start with the base colors and shapes.

Por último, começo a desenvolver e corrigir os detalhes. Depois acrescento alguns elementos para completar a ilustração, incluindo textura e zonas de luz/sombra. É tudo, espero que tenham gostado deste post bem diferente, e da minha ilustração, claro!

Finally, I begin to develop and correct the details. Then I add some elements to complete the illustration, including texture and areas of light/shadow. And that's it, I hope you like this rather different post, and my illustration of course!

25 comments:

  1. Adorei!! Sempre quis saber ilustrar digitalmente

    Join the giveaway on my blog, it just takes a moment:
    http://helderschicplace.blogspot.com/2015/07/peanutsjollychic-giveaway.html

    ReplyDelete
  2. ADOREI! Ficou super giro! Parabéns!

    beijinho,
    - Miss Grace -

    ReplyDelete
  3. Adorei este post! Um bocado suspeito visto que adoro design e estudo um pouco desta área :P
    Gostei imenso do resultado final, ficou fantástico! Tens imenso jeito :)

    Beijinhos
    Bruna, HAVE AN OPEN HEART

    ReplyDelete
  4. very beautiful!
    you are a very talented artist my dear! :))

    love lots,
    Tin

    mypoeticisolation.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. posso dizeer que te adoro apesar de ter acabado de te descobrir?
    Eu nao tenho curso, apenas um grande amor por desenhar
    sempre desenhei mas so a 1 ano e pouco comecei a mostrar alguns dos meus desenhos
    No meu Blog tenho alguns ( sao mais sereias) =D adorei os teus desenhos sao maravilhosos e adoro a ideia do capuchinho, pobre lobo so queria papar =P
    Beijinhos de boa Noite

    ReplyDelete
  6. Awww adoro ❤

    Ana ❤
    aruivablog.blogspot.pt

    ReplyDelete
  7. Não só o desenho digital ficou 5*, como também os desenhos "à mão". Wow, que talento! Muitos parabéns! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | diário viajante blog

    ReplyDelete
  8. I LOVE THIS! Im actually trying to teach myself how to illustrate. If you don't mind me asking, do you do the basic sketch on the computer already? or do you put it on paper?
    Followed you via GFC~ Hope you follow back

    BCfactor Blog

    ReplyDelete
  9. AHHHHHHHHHHHh está tão giro!
    Adorei quem me dera conseguir fazer uma coisa assim

    ReplyDelete
  10. As ilustração estão top, estou no secundário a estudar artes, e quem me dera desenhar assim!

    Beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. O teu trabalho é maravilhoso! Gostei imenso das tuas ilustrações.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ReplyDelete
  12. Que fixe!! Adorava saber fazer isso :)

    ReplyDelete
  13. Ficou tão lindo! :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  14. Adorava saber desenhar. O teu trabalho está espectacular!
    Muitos parabéns :) vou seguir com atenção...

    Beijo,
    Fashion She Wrote

    ReplyDelete
  15. que ilustração fofa!

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ReplyDelete
  16. Já quero seguir design de moda há muito tempo mesmo, desde pequena que adoro desenhar, e o que mais quero é passar esses desenhos para o tecido.
    Adoro o teu blog! e desenhas super bem mesmo :) Bastou-me ler o titulo deste post para te seguir.
    Estás na faculdade ? :)

    ReplyDelete
  17. Numa palavra: BRUTAL.
    Muitos parabéns Filipa!!
    Beijinhos *


    http://gestoolharesorriso.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  18. Talvez por ser designer ame este tipo de post, e acho que tens nesmo um jeitinho nato. Adorei! :)
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ReplyDelete
  19. Via a comentar o meu blog, muito obrigada por passar por lá :D
    Eu adoro Design Gráfico e Ilustração, mas admito que não chego ao seu nível. Adoro o seu estilo. Adoro o produto final, diria que é um sucesso <3 Só os detalhes estão espectaculares.
    Desejo-lhe muita sorte e sucesso para o seu futuro :D :D

    PS: já a sigo pelo design, ilustrações e ainda pelo seu estilo de moda fantásticos (já tive a dar uma olhadela)

    ~ Carla'C

    Sorteio a 100 Seguidores - Clique aqui
    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ReplyDelete
  20. Nunca pensaste gravar o teu processo de ilustração? Acho que era uma ideia bem gira :)

    www.iwandersoiam.wordpress.com
    www.espalhafactos.com/author/raquel-silva

    ReplyDelete